domingo, 18 de outubro de 2020

É mesmo necessário descalcificar a máquina de café?




De certeza que já ouviu falar em “descalcificar” a máquina de café, e muitos fabricantes oferecem este tipo de serviços. Mas é mesmo necessário descalcificar a máquina, ou é apenas uma “necessidade” inventada pelos fornecedores?


Vale a pena ter uma máquina de café?


Sim. O preço das cápsulas é muito mais baixo do que o preço do café fora de casa. Além disso, evita que saia de casa durante uma pandemia para beber o seu café! Mas claro, tudo depende da quantidade de cafés que a sua família toma por dia – algo que também interfere na necessidade de fazer ou não a descalcificação.


Quando é que preciso fazer a descalcificação?


O excesso de cálcio na máquina afecta o seu funcionamento, e quase sempre interfere no fluxo de água. Alguns dos sinais de que precisa de fazer a descalcificação da sua máquina são a redução do fluxo de água (ao tirar o café), falha de aquecimento e ruídos anormais. Se nota algum destes “sintomas”, está na hora de fazer a descalcificação. Se utilizar a máquina mais vezes, é natural que estes sintomas se manifestem mais vezes.


Além da utilização da máquina, a dureza da água também influencia a frequência com que precisa de fazer a descalcificação. Se mora numa zona com muito calcário e já costuma fazer a descalcificação da máquina de lavar ou da máquina da roupa, então faz sentido ter o mesmo cuidado com a máquina de café. Algumas máquinas avisam quando precisa de fazer a descalcificação.


Lembre-se que, se a máquina tiver vestígios de calcário, perde a garantia! Se o fabricante já recusou compor a sua máquina, procure a reparação de electrodomésticos na Fixando.


Como fazer a descalcificação da máquina?


A maioria das marcas de máquinas de café têm produtos próprios para fazer a descalcificação. Quase sempre consistem em colocar o descalcificante no depósito de água e têm instruções muito simples.


No entanto, se não tem este tipo de descalcificantes à mão, pode usar um ácido para contrariar a acção do calcário, que é básico. Pode usar 1 copo de vinagre ou o sumo de 3 limões para 1 litro de água. Fazer isto todos os meses (se ficar um uso intensivo da máquina) ou a cada 3 meses (se fizer um uso normal), é o suficiente para que a máquina nunca acumule calcário.

Sem comentários:

Enviar um comentário